Título original: Precious: Based on the Novel Push by Saphire
Ano: 2009
Diretor: Lee Daniels
Vou fazer uma promessa: de agora em diante jamais irei julgar mal um filme antes de assisti-lo. Caramba, eu pensava que Preciosa seria aquele típico filme hollywoodiano que estamos cansados de assistir. Sabe aquela história água-com-açucar de uma pessoa desfavorecida que vence na vida? Achei que Preciosa fosse algo desse tipo. Me enganei.
A Preciosa do título é uma mulher COMPLETAMENTE desfavorecida. Talvez alguns não estejam preparados psicologicamente para entrar na vida dessa garota. Olha só: dezesseis anos, pobre, obesidade morbida, uma filha com Down e grávida de outra criança – ambas resultados de estupros do próprio pai -, analfabeta, humilhada na sala de aula e xingada e agredida constantemente pela mãe. É de abalar qualquer um.
Ainda bem que existem pessoas boas espalhadas pelo mundo e Preciosa recebe uma chance de mudar um pouco a sua vida. Ela é chamada para fazer parte de uma escola alternativa, na qual ela irá tentar aprender a ler e a escrever junto com outras garotas pobres. A atriz Gabourey Sidibe demonstra muito talento logo no seu primeiro papel. A cena em que ela lê o título de um livro a pedido da professora é emblemática. Eu senti a dificuldade dela. Tocante.
O legal do filme é que ele não tenta nos enganar com uma história de redenção simplista. Não vá esperando um final feliz. Espere o fundo do poço. Espere por um choque de realidade e fagulhas de esperança. Espere por uma direção visceral do Lee Daniels. O diretor fez um ótimo trabalho aqui. Ele consegue deixar toda a situação mais tenebrosa ainda.
Vocês gostam de comida? Quem não ficou com vontade de comer alguma coisa após ver filmes como Ratatouille ou Julie e Julia? Pois é. Em Preciosa, Lee Daniels transforma a comida num tipo de vilão grotesco e sujo, sem exageros.
Para finalizar, não dá para não mencionar a atuação Mo’Nique. Oscar obrigatório. Além da mulher ser uma versão feminina do Jules de Pulp Fiction – devido ao linguajar rico em palavras como “fuck” e “motherfucker” – ela tem um monólogo espetacular no final… ESPETACULAR. É de arrepiar mesmo. Não sei se você vai querer dar um tiro no meio da cabeça dela ou sentir pena. Até agora não sei o que pensar a respeito. Só essa cena já vale a indicação do filme para o Oscar.
Preciosa é um filme MUITO difícil, pesado e necessário.
Nota: 8
– B.K.

Gostei muito do seu comentário. Quero muito ver esse filme.
Valeu, cara!
Veja mesmo.
eu assisti o filme , e concordo com tudo dito aqui nesse comentário .
esse filme mostrou tudo que o mundo tenta esconder, isso foi o pontapé inicial para abrir os olhos do mundo !!
Já devem ter lugar marcado para mim pois vou ver este filme ao Cinema!
Não que espere uma obra-prima(de longe) ou algo brilhante, mas os problemas sociais e a cara-metade fazem as delícias para ver este filme!
Abraço
http://nekascw.blogspot.com/
De acordo. Realmente não é uma obra-prima, mas tem muitos pontos positivos.
Eu tenho me surpreendido com os comentários que ando lendo sobre “Preciosa”. Eu já tinha vontade de conferir o filme, mas ela tem aumentado na medida em que leio novas críticas dos amigos cinéfilos. Eu esperava que Lee Daniels iria pesar a mão, manipular nossas emoções. Mas, parece que acontece justamente o contrário. Que bom!!!
Pois é, não me senti manipulado não. As emoções que tive foram bem verdadeiras… eu tb estava com um pé atrás em relação ao filme. Me surpreendi.
Eh um filme bom e muito, mais muito pertubador. Praticamente um tapa na cara.
Eh um filmes dos atores. Gabby Sidibe eh sensacional na personagem principal conseguindo criar uma personagem rica e uma atuacao brilhante. Sem comentarios para Monique. Acho que nunca odiei tanto uma personagem no cinema como a Mary do filme. Sensacional.
Particularmente nao vejo todo esse merito do Lee Daniels e do rotoeiro. O Daniels para mim foi regular e nao estaria na minha lista de 5 indicados ao oscar. Agora tanto o roteiro quanto o livro me parecem apelativo em algumas situacoes, ate de forma necessaria. Eu coloquei na minha critica um fator que acontece com a Precious durante o final do filme que eu achei totalmente desnecessario para a natureza do personagem. Ficou parecendo uma tentativa forcada de manipular o publico.
Em geral, nota 7.5. Eh um filme de atores.
É, os atores se sobressaem MESMO. Mas, o Lee Daniels fez um trabalho acima da média. Não sei se merecedor de indicação ao Oscar, mas…
Quanto a esse lance de ser apelativo, eu compreendo. Tenho esse sentimento sobre vários filmes, mas com Preciosa não…
Penso que o mérito maior deste filme é das atrizes e da infeliz história de Precious. Preciosa aborda uma possibilidade de refazer uma vida destruída na qual ela nunca pôde ter ação, mas encontrar as pessoas e a oportunidade certas facilitaram encontrar um caminho de esperança para ela. É um filme visceral e muito honesto. O roteiro reuniu todos os elementos que fazem uma jovem garota ser totalmente desprivilegiada na vida, tudo que a sociedade abomina, da pobreza à violência psicológica e colocou na vida de Preciosa, em paralelo, Lee Daniels projetou os sonhos de toda jovem garota como ter um namorado bonitão e ser glamourizada fisicamente e publicamente. No início, achei desgraça demais com cara de apelo cinematográfico, mas a transparência das atuações comprovou que este filme vale a pena ser visto. bjs!
É, no início fica uma impressão de ser algo muito forçado, mas ele foi me conquistando…
e bota INFELIZ história, né?
bj!
Realmente é um filme bastante forte, apesar que esperava um pouco mais por todo o falatório. O melhor é o elenco, todas as atrizes estão num grande momento.
Demais… a atuação da Mo’Nique é algo memorável.
Bruno, tudo em ordem?
Preciosa, é simples e ‘precioso’ um filme que vale apena, muito pelo elenco e acho a direção do Daniels ótima!
Preciso e mereço vê-lo, logo.
Obrigado pelo post, bem concebido, abs
Quando assistir volte ae para comentar!
Abração.
Deve ser um filme “soco no estômago” mesmo. Estou muito curiosa para assistir, mas sou sensível a este tipo de premissa.
Beijos! 😉
O Filme sem dúvida nenhuma é o máximo. Excelente. com interpretações excelentes. Deveria ser visto por todo.
Este filme e a realidade que esta bem proximo a nos, que se tornou invisivel ao nosso olhar por fazer parte do nosso dia-dia.Preciosa relata a vida de jovens que sofrem com seu silencio ,a agreçao fisica quanto psicologica passa a faser parte de sua vida, no caso de Preciosa ,ela se liberta do carcere no momento em que oportunidades lhe sao oferecidas.O filme e um convite para a ´´sociedade´´estar conhecendo um pouco a tragetoria da vida dáquelas jovens que almejam por uma chance de vida.O velenco o diretor estao de parabens
filme muito bom