
Título original: The Night of the Hunter
Ano: 1955
Direção: Charles Laughton
Em 1939 o ator Charles Laughton trabalhou com Alfred Hitchcock no mediano A Estalagem Maldita. Talvez esse período ao lado do mestre do suspense tenha o ajudado a realizar este impressionante O Mensageiro do Diabo, que é o único filme de Laughton como realizador.
O filme é sombrio do início ao fim. Ele é conduzido por Charles Laughton como se fosse um verdadeiro pesadelo, recheado de perigos e suspense. O personagem Harry Powell, interpretado por Robert Mitchum, é a personificação do mal. Ele vai perseguir as crianças John e Pearl até o fim do mundo em busca dos 10.000 dólares que elas sabem onde estão escondidos.
Charles Laughton e o diretor de fotografia Stanley Cortez nos oferecem um filme esteticamente perfeito e hipnótico. É incrível pensar que este é o único filme de Laughton como diretor. Fico imaginando todos os ótimos filmes que ele poderia ter feito.
O Mensageiro do Diabo assusta não só pelo suspense e pela técnica do diretor, mas também pelo conteúdo, que mostra um pastor pregando e matando como se as duas coisas estivessem nitidamente ligadas. O embate religioso entre o bem e o mal está muito presente aqui e é mais um dos destaques desta fantástica obra.
Nota: 9
/bruno knott
Esse é o filme que o personagem tem escrito ‘LOVE’ não mão, não é? Tenho muita curiosidade a respeito, irei conferir quanto mais rapido possivel.
Love numa mão e Hate na outra. Esse mesmo.
Como de costume não vi mais um dos filmes que você comenta aqui, mas é bom porque sempre fica a dica para procurar depois.
Esse é um que eu recomendo de olhos fechados. Um dos grandes filmes que vi recentemente.
Não conhecia e nunca assisti. Parece ser muito bom!
Recomendo muito, viu…
Não conseguir admirar tanto o filme assim, sobre mim não teve muito efeito. O que é mais interessante é a fotografia estilizada e as atuações dos adultos.
Pô, que pena. Achei o filme imensamente hipnótico.
Bom, pelo menos estamos de acordo que a fotografia é um dos destaques!
Abraços.