Danny Boyle se utiliza da câmera digital para aproximar Extermínio de uma experiência mais realista possível. Ele também demonstra qualidade ao modificar a atmosfera do filme de acordo com as situações: o começo angustiante em que Jim se descobre só em uma Londres destruída, cenas que exploram o silêncio e o resto de beleza ainda intocada e a vingança sangrenta que se apossa do mesmo Jim nas cenas finais.
Em vez de se concentrar nos zumbis, o roteiro investe no sentimento dos sobreviventes em relação a esta angustiante nova realidade. Em alguns momentos a abordagem de Danny Boyle se aproxima da poesia, como quando Jim aproveita o vento em uma viagem de carro ou quando eles se emocionam ao contemplar uma família de cavalos trotando sem maiores preocupações. Mas não se enganem. Fica bem claro que os sobreviventes não estão seguros em momento algum. Qualquer atitude precipitada pode se transformar em mais uma morte violenta.
Extermínio ainda faz críticas contundentes à natureza humana, que às vezes se mostra mais irracional que zumbis sedentos de sangue. É um dos filmes mais ambiciosos do gênero e não merece ser esquecido.
NOTA: 9 /10

É preciso ver Extermínio. Sempre fujo de filmes de Zumbis. Mas, pelo seu texto, fiquei mais curiosa.
Ah, adorei o topo com Valsa com Bashir.
bjs
Valeu Amanda… ficou bonito o cabeçalho mesmo, além de ser um filme que eu gosto muito!
Quanto a Extermínio… acho que não precisa gostar de zumbis pra curtir… fica a dica!
Ultimamente tenho problemas com os novos filmes do Boyle, justamente por ter deixado a preocupação em desenhar sua obra a partir do roteiro e partir para princípios mais estilisticos, resultando em edição clipeira e narrativas rasas. E é por isso que prefiro o Danny ao estilo de “Exterminio”, em que a história toma a frente dos demais quesítos técnicos e nos entregam trabalhos bem mais aprimorados, como você mesmo descreveu.
Abraços!
é… o Boyle parece estar investindo muito mais na parte estilistica, mas mesmo assim continuo gostando dos filmes dele.
De qq forma, acho que ele ainda pode crescer bastante!
Abraço.
Junto a “Shaun of the Dead” e “Zumbilândia”, forma a tríplice aliança dos melhores filmes de zumbis dessa nova safra. Posso ousar? O melhor filme de Boyle!
abs!
É uma tríade de respeito.
Quanto aos filmes de Boyle: Extermínio > 127 Horas > Slumdog Millionaire > Trainspotting > Cova Rasa > Sunshine…
Portanto, concordo com sua ousadia…
Grande filme, a sequência com Cilian Murphy andando por uma Londres abandonada é fantástica.
Me surpreendi até mesmo com a parte II, que mesmo sem Danny Boyle na direção, se mostras um filme competente.
Abraço
Verdade Hugo… essa cena é emblemática e a continuação supera todas as expectativas.
Gostaria de ver esse, estou postergando bastante.
Quando assistir quero ler seus comentários. Abs.
ODEIO filmes de zumbi, mas “Extermínio” me dá certa agonia, especialmente porque eu não gosto de tanta disposição de sangue em tela! srsrsrss
Pois é… aqui tem bastante!
hehe
Parece ser muito bom mesmo. Tinha um certo preconceito, mas vamos ver se rola uma chance novamente.
Cada vez que eu assisto mais eu curto…
Abs.
Eu também adoro esse filme! Na verdade, adoro zumbis em filmes. Eles dão asas para diversas metáforas sem perder a aventura.
Recentemente assisti a esse filme e achei uma obra mt boa! Ele trata da questão psicológica dos personagens, das suas reações diante de um sociedade sem regras…. muito inteligente a crítica que o filme proporciona, vale mt a pena assistir!