O festival internacional de cinema de Curitiba vai acontecer entre os dias 28 de maio e 5 de junho. Neste post, destaco cinco longas-metragens que fazem parte da mostra competitiva e que merecem nossa atenção. Para informações sobre horários, preços e local, basta acessar o site oficial.
/A Vizinhança do Tigre
Documentário nacional sobre moradores da periferia de Contagem. A vida não é nada fácil para esses jovens, que, apesar de tudo, não perdem as esperanças de dias melhores.
“A Vizinhança do Tigre possui uma virtude que só pertence a pouquíssimos cineastas (Pialat, Kiarostami, Costa): a de ser um diamante meticulosamente lapidado e conservar, ao final da ourivesaria, sua brutalidade primeira.” Victor Guimarães
/Branco sai Preto fica
“O trabalho de encenação em Branco Sai Preto Fica e toda a carga de sofrimento apresentada pelos personagens estabelece uma profundidade melancólica ainda mais deprimente, apesar de todo bom humor com que Adirley filma mais uma vez(…)” Daniel Dalpizzolo
/Mary is Happy, Mary is Happy
Filme tailandês sobre o amadurecimento de uma garota. O roteiro foi baseado em tweets reais.
/Sheep (Mouton)
Parece ser experimental demais para alguns, mas o estilo semi-documental foi bastante elogiado por críticos internacionais. O enredo conta a história do rapaz Mouton, cuja vida tranquila toma um rumo diferente após um acontecimento impactante.
/The Kidnapping of Michel Houllebecq
O estranho caso do sequestro do escritor Michel Houllebecq, ocorrido em 2011. As dúvidas sobre o que de fato aconteceu persistem até hoje.